quinta-feira, 9 de julho de 2009

Libras como instrumento de inclusão

A diversidade é uma oportunidade para novos aprendizados, pois a partir do momento que aceitamos as diferenças também percebemos nossas limitações. (saberes e práticas da inclusão/ MEC 2006)


A diversidade linguística cultural expressada pelos alunos surdos é um fator gerador de novas políticas educacionais, sendo o decreto lei 5.626/05, um marco no reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legítimo de comunicação dos indivíduos considerados surdos.
Com a inclusão desses alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, surge a necessidade de suportes linguístico-pedagógicos como instrumentalização para os professores nas suas interferências diárias, assim a SED, através do Departamento de Formação Continuada oferece a formação em LIBRAS em três níveis distintos.
O nível básico conta com a participação de 40 professores e têm o objetivo da prática de vocabulários, com encontros semanais nas terças-feiras no horário das 17:30 às 19:30 hs na SED. Os níveis intermediário e avançado, dos quais participam 20 profissionais, contemplam professores que atuam como intérpretes educacionais no ensino regular. Professores que trabalham nas salas de recursos e na sala de estimulação precoce também participam da formação que acontece quinzenalmente, sempre às segundas-feiras na SED e EMEB Centro Educacional.


Larissa Letrari Borges de Abreu
Intérprete de Libras/ SED

Grupo nível Básico
Grupo nível Intermediário


Aulas práticas de Libras

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